Ads


Últimas Notícias

Relembre a tradição "Feliz Navidad": as tiraeras anuais de Arcangel


Desde que foi revelado no álbum Sangre Nueva (2005) do produtor Naldo, Arcangel sempre esteve envolvido em polêmicas e Tiraeras. E essa fama se consolidou quando uma das tradições mais esperadas pelo público do Reggaeton durante 6 anos começou a ser lançada: os "Feliz Navidad". Quando se aproximava o natal, o cantor soltava uma Tiraera ou Roncaera pesada contra algum artista do gênero. A tradição durou até 2015, mas até hoje o público espera pela volta dos punch-lines de Austin junto com as renas do Papai Noel. Enquanto isso não acontece, relembre com a gente o contexto desses versos. 

Feliz Navidad I – 2009 - Polaco 

Tudo começou quando Arcagel disse em uma entrevista de rádio que o rapper Polaco estava velho demais para competir com ele. Polaco, por sua vez, não ficou calado e começou uma das Tiraeras mais memoráveis da história do Reggaeton. A batalha durou até o final daquele ano, já que "Papi Arca", como é conhecido, arrematou a primeira do clássico "Feliz Navidad", produzido por Nely "El Arma Secreta" e Tainy. A ideia principal da canção era: "se vocês estão sumidos, falem mal de mim para aparecer". 


Feliz Navidad II – 2010 - Roncaera 

Em 2010, foi lançada a segunda edição de "Feliz Navidad", que pode ser considerada mais uma Roncaera que uma Tiraera, já que não fica muito evidente para quem estão indo os versos. Ainda assim, tem quem diga que foi dedicada ao rapper Jowell, da dupla Jowell & Randy, com quem sempre tiveram problemas e, naquele ano, haviam feito declarações uns contra os outros na Internet. Foi também a primeira vez que a produção ficou por conta de Dj Luian, consolidando os "Feliz Navidad" como um clássico anual. O produtor Little Wizard também colaborou para que o beat ficasse ainda mais pesado. 


Feliz Navidad III – 2011 - Farruko 

Arcangel já não era mais um novato, muito pelo contrário, quando um novo talento começou a chamar a atenção do público e dos empresários: Farruko. Depois do estrondoso lançamento do álbum "El Talento Del Bloque" em 2010, o cantor já se sentia estabelecido no gênero e decidiu Tirar Arcangel. Ele só não esperava que o "Feliz Navidad" daquele ano seria para ele. O resultado foi uma ótima divulgação para o novo talento e, mais uma vez, um belo presente de natal para o público por parte de Dj Luian, Musicólogo & Menes


Feliz Navidad IV – 2012 – Farruko (de novo) 

Ao parecer, Farruko não aprendeu com a primeira e tentou de novo. Mas nessa edição, Arcangel estava com mais moral ainda: acabava de assinar um contrato milionário com a gravadora Pina Records e tinha lançado o disco "La Fórmula" de onde saiu o sucesso "Me Prefieres A Mi", que ganhou um remix com o rei Don Omar. A produção ficou por conta de Dj Luian (claro) e Mambo Kingz, quem mais tarde fundariam a gravadora Hear This Music, que está dominando o Trap Latino hoje em dia. 


Feliz Navidad V – 2013 – Wisin e Tito "El Bambino"

Há muito tempo Arcangel já era um gigante no Reggaeton e os "Feliz Navidad" se transformaram em algo certo para todos os anos. Ele sentia que já estava acima de todos seus concorrentes. Porém todos sabemos que ninguém mexe com "As Torres do Movimento", ou seja, Daddy Yankee, Wisin, Yandel e Don Omar. Foi ali que o cantor encontrou a maneira perfeita de divulgar seu álbum que sairia naquele ano, o "Sentimiento, Elegancia y Maldad". 
Para escolher o alvo daquela Tiraera, Arcangel analisou que seria impossível Tirar o autor da "Gasolina", Daddy Yankee, quem mostrou o Reggaeton para o mundo. Don Omar, por sua vez, o havia convidado para participar do seu álbum "The Last Don II" na canção "Yo Soy de Aquí". Já Yandel acabava de se separar de Wisin e também estaria no mesmo projeto de Don. O que sobrou foi Wisin, com quem teve algumas desavenças no passado. 
Wisin era o alvo perfeito, e Tito "El Bambino" veio de brinde para dar ainda mais visibilidade a canção produzida por Dj Luian e Mambo Kingz. No entanto, aquele "Feliz Navidad" foi muito criticado por ter sido lançado em Outubro, evidentemente uma data bem distante do natal. Em outras palavras, o público não se animou muito com uma Tiraera montada para divulgar um novo álbum. Mas mesmo assim, a letra é uma das melhores da história dos "Feliz Navidad" e dois anos depois Wisin e Arcangel já estavam gravando juntos na canção "Decídete", do álbum "Los Favoritos", e na introdução do álbum "Los Vaqueros: La Trilogia". 


Feliz Navidad VI – 2014 – O Capítulo Final 

Depois de tantos versos dedicados a derrubar seus concorrentes, Arcangel decidiu que já era momento de parar. Com uma canção de despedida, Austin Santos (o nome verdadeiro do cantor) deixou sua marca de "Feliz Navidad" e nunca mais nos deu o prazer de ouvir seus presentes de natal. Nessa Roncaera produzida por Dj Luian, Young Hollywood e Alex Killer, fica claro que ninguém pode superar "Papi Arca" nos versos. 


Bônus - Feliz Navidad VII – 2017 – Kendo Kaponi (Não sabemos se é oficial) 

No natal deste ano, começou a circular pelas redes essa canção que seria a sétima parte dos "Feliz Navidad". Ainda não foi confirmada a oficialidade desse lançamento, uma vez que a gravação já teria sido feita ano passado e a acapella teria sido pirateada, mas não custa sonhar, não é? 



Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.