Ads


Últimas Notícias

Entenda a diferença entre Tiraera, Fronteaera e Roncaera


O Reggaeton tem quase 30 anos de existência e, em tanto tempo, não é difícil que o gênero se ramifique em diversos outros subgêneros com nomes diferentes. Entre eles, podemos destacar o Perreo, o Romantikeo, o Reggaeton Pop, entre outros, cada um com a sua característica marcante. Não raro eles se misturam criando novos e diversos tipos de música. Mas entre os subgêneros mais antigos do Reggaeton estão a Tiraera e a Fronteaera, muitas vezes confundidos entre si. Além disso, existe também a Roncaera, que não pode ser considerada um subgênero, mas é misturada no mesmo balaio das duas anteriores. Para entender melhor as diferenças entre esses três termos, o Reggaeton Brasil decidiu explicar com exemplos bem claros e ninguém vai ficar com dúvidas. 

Tiraera 

 Também conhecida como "Diss", em inglês, a Tiraera  nasceu junto com o Reggaeton no final dos anos 1980, quando os rappers se enfrentavam nos palcos, como nas conhecidas batalhas de rimas. Nesse tempo, cantores como Baby Rasta & Gringo, Alberto Style e Hector & Tito já tinham desavenças com outros artistas. Para decidir quem era de fato o melhor na hora de rimar, os cantores lançavam músicas falando mal ou até mesmo dizendo fofocas sobre os oponentes. Um dos clássicos da Tiraera no Reggaeton é a colaboração entre Baby Rasta & Gringo com Feloman contra os sempre polêmicos Hector & Tito. Essa canção de 2001, está presente também no álbum "La Mision 2", uma compilação da gravadora Fresh. 


Fronteaera 

Se na Tiraera o alvo da canção é bem claro, a Fronteaera vai para todos os oponentes, mas ao mesmo tempo a nenhum. Não entendeu? Bem, quando um reggaetonero faz uma Fronteaera, ele quer mostrar ao público e a sua concorrência que é o melhor no gênero, o mais "calle" e o que mais sabe rimar, porém não é mencionado nenhum nome. Um dos artistas que mais sabe fazer uma boa Fronteaera é quase um sinônimo desse estilo: Arcangel. Nós poderíamos fazer toda uma coletânea de Fronteaeras dele, mas preferimos escolher apenas uma: "Flow Violento" do álbum "La Fórmula" da Pina Records, lançado em 2012. 


Roncaera 

Esse é o único elemento da lista que não pode ser considerado um subgênero, pois pode aparecer desde em um Romantikeo, até em um Malianteo. A Roncaera está presente em quase todas as canções de Reggaeton. Conhecida também como "Outro", é a parte que geralmente aparece no final da música mencionando os nomes dos artistas, produtores, compositores e até empresários. Essas menções vêm sempre acompanhadas por alguma frase de efeito, metendo uma "marra" de que aquele é o melhor time, e que ninguém se compara a eles. Que bom reggaetonero consegue ler a frase "Double U, Yandel, Victor 'El Nasi', Nesty, Marioso. Nos hemos dado la tarea de sobrepasar los niveles musicales" sem ouvir a voz de Wisin na cabeça? Então não poderia ser outro o exemplo de um tremendo "roncador". Com a palavra, "Los Líderes". 



Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.