Ads


Últimas Notícias

Conheça El Lengüetero: Youtuber, Reggaetonero e ainda tem tempo de salvar vidas


Nascido em Porto Rico e de origem dominicana, o YouTuber Edgar Daniel Mercedez, mais conhecido como El Lengüero é um dos mais respeitados do Reggaeton. Ele começou a ouvir o gênero graças a influência dos pais e tios, que ouviam muito canções de Daddy Yankee e Nicky Jam. Com o passar dos anos, o interesse pelo gênero só foi crescendo. "Tenho muitos tios que conhecem artistas do gênero urbano quando estavam começando a cantar. Então eu ouvia as histórias que eles me contavam e dos próprios empresários que tinham contato com artistas". Por causa desse conhecimento que foi adquirindo, em pouco tempo já tinha um canal no YouTube onde falava sua opinião sobre as notícias do Reggaeton e, mais tarde, entrevistas.  


Para ele, o início dos anos 2000 foi essencial para o desenvolvimento do gênero que ganhou visibilidade depois de ser tão marginalizado na ilha de Porto Rico. "Houve um tempo que você tinha que fazê-lo às escondidas, já que o governo em Porto Rico bloqueava esses artistas de Reggaeton totalmente. Acontece que o Reggaeton é um ritmo muito dançante, sabe? É tão dançante quanto a Salsa, o Merengue, a Bachata... Então houve algumas pessoas de gravadoras, companhias e empresários que disseram 'espera aí: nós poderíamos levar isso a um nível mais alto se mudássemos essa palavra por aquela palavra'. Não é a mesma coisa dizer que 'essa mulher quer sexo' a dizer que 'ela gosta de gasolina'". E o grande responsável por esse mudança, segundo El Lenguetero foi Dj Playero. "Foi bem importante desde o ponto de vista de negócio, ele foi um dos primeiros negociantes astutos a dizer 'caramba, vou ter que me juntar com fulano porque ele é bom, gosto do flow dele, acho que nessa pista ele se sairia bem'". 


El Lengüetero revelou que os primeiros a transcenderem a ilha caribenha para levar o Reggaeton foram Hector "El Father" e Tego Calderón. "Antes de Daddy Yankee, inclusive, Hector 'El Father' levou shows para a República Dominicana, foram ao Chile e a lugares que abriram as portas para eles naquele tempo". Ele acredita ainda que os artistas porto-riquenhos foram responsáveis por uma grande mudança na música latina e na música mundial depois do boom de "Gasolina" de Daddy Yankee, e reconhece que isso causou grande influência na cultura pop da América Latina. "Eu que tenho um programa de gênero urbano, muitas vezes sou chamado para contratações e eventos fora do país. Me dizem que me querem em tal balada animando porque estou bem famoso. Para mim é meio difícil de acreditar que eu esteja famoso no Chile ou no Equador e lugares assim".  


Recentemente, a maior arena de shows em Porto Rico, o Coliseo José Miguel Agrelot, recebeu um grande show apenas com os cantores e Djs da velha escola do Reggaeton como Dj Nelson, Dj Playero, Alberto Style e Polaco. Para El Lengüetero, esse show aconteceu graças à popularização do gênero, que já mudou muito desde sua criação. "Todo mundo quer saber de onde surgiu esse novo pop, sabe? Então eles querem ir aos shows desses caras que estavam no esquecimento e agora já estão planejando uma turnê mundial". Segundo ele, embora o Reggaeton já não seja o mesmo, todos podem sair beneficiados. 



Um dos pontos altos do canal de El Lengüetero no Youtube foi a entrevista com Anuel Aa poucos meses antes do rapper ser preso. No período que aconteceu a conversa, Anuel tinha problemas com alguns artistas do gênero. "Eu, como entrevistador, não estaria cumprindo meu papel se eu não perguntasse o que tinha acontecido com Pusho, D. OziKendo. Foi isso que trouxe a polêmica da entrevista e, sabe como é, explodiu". A entrevista foi um sucesso, não só porque o cantor não estava tão famoso como ficou depois, mas também pelos problemas que teve mais tarde na justiça e, principalmente, pela forma amigável que El Lengüetero conduziu a conversa. Sem dúvidas, uma entrevista histórica.


Além de Youtuber, El Lengüetero é também Policial Militar e teve importante papel na reconstrução de Porto Rico depois do maior desastre natural da ilha nos últimos anos, o furacão Maria, que alcançou a categoria 5 em Setembro deste ano. "Eu mesmo sou militar aqui e tive que fazer muitas missões: recolhi escombros, abri estradas, reconstruí pontes... Fizemos de tudo, um pouco, e graças a Deus, estamos vivos". Muitas pessoas ainda não têm energia elétrica e nem serviço de água. Para El Lengüetero a situação foi ainda pior, já que sua mulher estava grávida e teve de dar a luz nesse período. Tudo ocorreu bem no parto em Novembro. 



Para seguir o Youtuber Policial nas redes sociais: 
Instagram: ElLenguetero 
Youtube: ElLengueteroTV 
Facebook: ElLenguetero 
Twitter: ElLenguetero 

Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.