Ads


Últimas Notícias

Entenda os pré-fixos "J" e "MC". O que seria a nominação MC usada no Funk, Rap e Hip-Hop e por que no Reggaeton não é comum usar como se usa o "J" (Jay)?



Hoje escolhemos um tema diferente para falarmos, mas sem sair totalmente do nosso foco que é o Reggaeton. Algumas pessoas já nos escreveram questionando o uso do MC' no mundo do Reggaeton e por que não absorvemos essa cultura de usar-lo como pré-fixo nos nomes artísticos.


Vamos primeiro, ao significado de MC: 

MC = Mestre de Cerimônia, usado no Rap, no Hip-Hop e no Funk pra designar pessoas que tem o dom de se comunicar com o público, que mantem uma relação forte com esse público, transmitindo com fervor as suas ideias, ou até mesmo fazendo-os dançarem. No Hip-Hop, MC é um cantor que normalmente compõe e canta seu material próprio e original, e que tem o dom de improvisar rimas no palco. 

O Rap e o Funk foram os que mais adotaram o pré-fixo. É importante percebermos que músicas como essas, usa muito os verbos no imperativo "levante a mão" "Escute o que digo" "Pense" "Desça" "Mexa" "Dance" , que é uma das fortes características dessa relação de artista e público, de conseguir uma troca de energia, uma cumplicidade no palco.

Depois de entendermos que o Jay em português seria Jóquei, que nada mais é do que um profissional que monta cavalos de corrida em um evento turfístico[2], podemos compreender nesse contexto, que Jay seria uma pessoa responsável por transmitir música e mais que isso, dominar o palco com sua musicalidade e manter uma boa relação de respeito e atitude com o mesmo e como seu público. Entendendo que Jóquei é um Jogador e que cavalo representa potência, diríamos que forma perfeitamente a expressão "Jogador com uma grande potência na corrida do sucesso". No nosso contexto a potência seria o nosso talento e principalmente nossas composições e teríamos como fator comum o espirito competitivo. Lembrando que essa é uma interpretação de nosso site e outras fontes de pesquisa devem ser consultadas sobre esse tema. Exemplos de cantores de Reggaeton que usam esse pré-fixo, são os cantores "J Balvin, J Alvarez e 

Entendendo que Jóquei é um Jogador e que cavalo representa potência, diríamos que forma perfeitamente a expressão "Jogador com uma grande potência na corrida do sucesso". No nosso contexto a potência seria o nosso talento e principalmente nossas composições e teríamos como fator comum o espirito competitivo. Lembrando que essa é uma interpretação de nosso site e outras fontes de pesquisa devem ser consultadas sobre esse tema. Exemplos de cantores de Reggaeton que usam esse pré-fixo, são os cantores "J Balvin, J Alvarez e J King e Maximan", que assim como um dos maiores cantores de Rap do mundo"JAY-Z" adotaram o termo para melhor os representarem. 

O Rap e o Funk foram os que mais adotaram o pré-fixo. É importante percebermos que músicas como essas, usa muito os verbos no imperativo "levante a mão" "Escute o que digo" "Pense" "Desça" "Mexa" "Dance" , que é uma das fortes características dessa relação de artista e público, de conseguir uma troca de energia, uma cumplicidade no palco. 

Hoje em dia com a globalização e a pluralidade musical, muitos cantores optam por retirarem o MC para que os demais não os limitem apenas a isso e que possam tirar a responsabilidade de seguir um determinado padrão e cantar apenas estilos que aderiram o MC. Esse tipo de mudança é notória no Brasil, algo que recentemente aconteceu no Funk com a MC Anitta e a Mc Ludmilla, que trabalham hoje apenas como Anitta e Ludmilla, tirando a responsabilidade de cantarem apenas Funk e se ousar em estilos totalmente diferentes. 

No Brasil, dentro do Reggaeton, temos o MC PAPO, que em muitos trabalhos é comum vermos apenas PAPO, isso acontece por que o público espera hoje de um MC que cante RAP, ou Funk.E foi por esse motivo que o Reggaeton não seguiu essa tendência, mesmo se enquadrando dentro do significado do termo MC. Afinal, o comportamento e a relação de um Reggaetoneiro com o seu público em um palco, consegue ser mais intensa do que os MCS do Funk e do Rap, todavia, o Reggaeton criou sua própria marca e mesmo nascendo da fusão do Rap, Hip-Hop, Reggae e músicas latinas, não adotou o termo MC, por esse, já ter uma cara dentro do mundo da música pré-definida. 

Contudo, o Reggaeton vem adotando um outro pré-fixo, o "J", que é uma contração brutal de Jay (se pronuncia Jhêi), usada também na contração DJ (Dee Jay). Não se pode afirmar, mas é bem provável que o termo tenha vindo do termo DJ, que significa Disc Jockey (Disco Jóquei), que nada mais é do que um artista responsável por transmitir música (muitas vezes da sua autoria) na rádio, televisão ou em qualquer local onde se ouça música (boates, discotecas, etc.).[1]

Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.