Ads


Últimas Notícias

Anitta grava nova versão de um clássico do reggaeton e repercute em toda América Latina, saiba tudo sobre "Gata"!

Anitta / Divulgação
 
A rainha do Brasil e também do marketing da indústria musical acaba de jogar a sua nova cartada para divulgar seu novo álbum "Versions Of Me".

Para esquentar os sites de noticias, a brasileira Anitta divulgou em seu instagram trecho da sua nova canção intitulada de "Gata". A canção é uma releitura de um clássico do Reggaeton chamado "Guatauba", canção lançada em 2002, período A.G (Antes Gasolina).

Com "Tócame" descartada do álbum, a canção "Gata" pode ser um dos novos carros chefes da vez. A canção pega trecho do hit "Guatauba" da extinta dupla Plan B e recria o clássico em uma nova versão com uma nova letra e vocais da Anitta. Já que a dupla Plan B não existe mais, os créditos de parceria ficaram para um dos vocalistas do grupo, que é o cantor porto-riquenho Chencho Corleone.


A canção é um Reggaeton Raiz, também chamada de Reggaeton Old School, que seria equivalente ao Reggaeton da Velha Guarda, se traduzido a nossa cultura brasileira. É um tipo de reggaeton nostálgico e que é tido como patrimônio musical do estilo Reggaeton, por isso é chamado de Reggaeton Clássico, por ter sido um dos temas chefes do movimento antes mesmo de Gasolina do Daddy Yankee explodir pelo mundo.

Em coletiva de impressa a Anitta havia revelado para a Reggaeton Brasil que seu novo álbum teria um reggaeton com batida de um reggaeton clássico, muito conhecido mundialmente e que todos iriam amar.


Assim como "Envolver", a canção "Gata" é um Reggaeton Perreo, porém com dembow (batida do reggaeton) mais antigo. No Reggaeton, esse tipo de versão é muito comum, chamamos de reboot, e vários artistas da nova cena está adotando essa prática como homenagem aos que vieram antes. A exemplo disso é a canção Saoko de Rosalía que faz releitura da canção de Wisin y Yandel e deu o que falar nos sites de notícias por mesclar seu estilo com uma canção clássica de reggaeton.

Sabendo que geraria polêmica, em véspera de lançamento do seu álbum "Versions Of Me" Anitta usou "Gata" para repercutir o lançamento do álbum, isso porque, para os mais conservadores do Reggaeton, as canções clássicas não devem ter versões atuais em uma nova roupagem. Todavia a parte mais progressista da música, entende que essa é uma forma de apresentar a nova geração as canções que abriram porta ao gênero e fizeram do Reggaeton o que ele é hoje. Trazer essa sensação de nostalgia para uma geração que cresceu ouvindo Plan B, apesar de gerar muitas críticas, pode ser a receita perfeita para bombar em todas as paradas de stream. O que já sabemos é que não há uma só página de reggaeton que não esteja comentando sobre a nova versão de "Guatauba" na voz de Anitta. Rainha do marketing faz assim, né? 

Ouça a versão original de Guatauba do Plan B gravada em 2002:

Um comentário:

  1. nao lembro de outro brasileiro ou brasileira que investiu tanto em Reggaeton como a Anitta. todo mundo sabe que a Wanessa Camargo cantava esse estilo musical la em 2005, mas ela cantou em portugues e apesar da musica ser muito boa so fez sucesso no Brasil. nessa geraçao de artistas pop/funk de 2014 pra ca, Anitta é a primeira a investir no Reggaeton e obter exito em toda a america latina. nao lembro se nas geraçoes anteriores (anos 2000 e final dos anos 90) algum brasileiro obteve sucesso na america latina cantando esse estilo musical. sou muito fã da Anitta e ver ela cantando Reggaeton vai incentivar essa e a proxima geraçao de artistas brasileiros a tambem investir nesse tipo de musica.

    ResponderExcluir

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.