Ads


Últimas Notícias

Reggaeton: da marginalização ao sucesso mundial

Daddy Yankee (Divulgação: Corillo Magazine)

Quando perguntadas, algumas pessoas podem não saber quem é Daddy Yankee, por exemplo. Mas, ao colocá-las para ouvir "Gasolina", hit lançado pelo cantor Porto Riquenho em 2004, com toda certeza elas responderão que já ouviram aquela música em algum lugar. 

O que hoje conhecemos popularmente como Reggaeton, ao contrário de todos os pensamentos, não foi um estilo que surgiu em apenas um país. Originado da Jamaica e Porto Rico, o nome se dá à junção de duas palavras, reggae - o estilo musical mais popular da Jamaica. - e maraton - que são as conhecidas batalhas de rima. -. Porém, esse nome tornou-se ressaltante apenas nos anos noventa, entre 1994 e 1995, em Porto Rico. Antes disso, era conhecido como dem bow, underground, new reggae, entre outros. 

Alguns DJs já tinham a ideia de misturar o ritmo latino com o estilo jamaicano. Entretanto, Armando Lozada Cruz, ou popularmente conhecido como Vico C, foi o primeiro artista a criar músicas no estilo, já que misturava elementos do rap e do reggae. 

Suas músicas romperam algumas barreiras, fazendo o Reggaeton chegar em lugares como Europa e Estados Unidos.

Mas, nem tudo são flores e o estilo não foi bem aceito, mesmo que cantados em uma mistura de idiomas, conhecida como Spanglish (espanhol + inglês). 

O Reggaeton contou com altos e baixos durante sua história, principalmente a marginalização das elites, por se tratar de um gênero que veio das ruas e comunidades. Por isso, ainda hoje, muitos artistas lutam para que o estilo seja aceito.

O teor pornográfico de algumas músicas, fez com que o governo de Porto Rico proibisse manifestações do estilo por conta do incentivo à "prostituição e violência". 

Já em Cuba, o Reggaeton foi considerado repousante pela União Jovem Comunista, cuja pensou, até mesmo, em proibir o estilo já que ele "incita a violência e o uso de drogas", segundo eles. 

Por outro lado, o estilo musical é um grande mix de culturas que traz para o mundo um prato farto com um pouco de cada país. Não apenas daqueles de onde surgiu, mas de cada um no qual se instalou e começou a criar raízes. 

De 2017 até os anos atuais, graças aos cantores Luis Fonsi e, ao já citado, Daddy Yankee, o Reggaeton tomou conta de todas as rádios norte-americanas com a canção "Despacito", impactando todos os cidadãos do país, não apenas aqueles de locais com influências latinas. 

A verdade é que, o novo sempre é um medo para a sociedade. Principalmente quando essa novidade é repleta de sensualidade, polêmica e críticas sociais. Porém, as portas já foram abertas e a música latina está globalizada, impedindo essas portas de serem fechadas novamente. 

Ou seja, Reggaeton é o estilo feito do povo, para o povo. E que, depois de muita luta, saiu das ruas e foi para o mundo. 




Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.