Ads

Últimas Notícias

Residente e o reggaeton: uma história de amor e ódio

Divulgação: Residente 

 

Por Jéssica Pessoa 

René Pérez Joglar é o artista latino de 46 anos que tem mais prêmios grammys latinos e dos EUA (incluindo sua trajetória em seu antigo grupo Calle 13) . Sem papas na língua, o cantor é mundialmente conhecido pelas suas letras repletas de conscientização política , especialmente, quando fala de sua terra natal Porto Rico, e também do seu amado continente latino-americano. As canções Latinoamérica de 2009 e This is not America de 2023 são prova disso.

@isaacsharon 🤯uma música impactante e necessária!✊🏼 #thisisnotamerica #residente #hiphop #musica #fy ♬ This is Not America (feat. Ibeyi) - Residente

Vale ressaltar que Calle 13 foi um grupo que Residente construiu com o seu irmão Visitante (e às vezes sua irmã Ile também participava) . Com letras irreverentes , o grupo ficou ativo de 2004 a 2015 , e em 2016, Residente lançou a sua carreira solo. Os seus dois discos solos : Residente de 2017 , que foi eleito o melhor álbum latino deste ano, e Las letras ya no importan de 2024, ganharam vários grammys latinos e o grammy awards na categoria “Best música urbana álbum” na categoria latina.

 

Em Las letras ya no importan , René deixa claro o seu manifesto contra o gênero urbano já que “El Auto-Tune y el playback activa'o/Estos bobos cantan hasta con el micrófono apaga'o/No se puede ser el líder, campeón de campeone'/Si te escribieron toda' tus fuckin' cancione”.

 

Bem antes da canção com Bizarrap e a briga com Balvin em 2022, René já deixava claro o seu descontentamento , especialmente com os artistas de reggaeton , que para ele, a maioria já não se importa tanto com as letras e nem de fazer prova de som e etc. Entretanto, um dos seus maiores sucessos antigos e atuais é do nosso gênero favorito.

Em sua estreia nas premiações, o Calle 13 enfrentava a rainha do Reggaeton “Ivy Queen” que não recebeu muito bem a notícia de que, sendo a favorita ao prêmio, havia perdido ao então novato grupo Calle 13. Concorrendo com a canção “Que Lloren” Ivy Queen chegou a dizer que haviam outros cantores que mereciam o prêmio e que era injusto um novato o levar. Isso foi o bastante para o Calle 13 criar uma das maiores tiraeras (música de ataque) contra o gênero Reggaeton e saiu soltando indireta para os maiores cantores da época como Daddy Yankee, Don Omar, Wisin Y Yandel e claro, a Ivy Queen. A canção se chama “Que Lloren”, mesmo título da canção que a Ivy Queen concorria na premiação que o Calle 13 ganhou. Anos depois eles voltaram as pazes. Mas também já havia criticado a canção Despacito em uma entrevista dizendo que “era muito fácil fazer um hit” e disse que as canções estavam muito superficiais.  Mesmo criticando o Reggaeton, ele sempre usava o Reggaeton para fazer suas críticas como nas canções Se Vale To é Suave, os primeiros Hits em Reggaeton da sua carreira.


Vamos conhecer juntos alguns outros reggaetons desse célebre artista?

 

1- 'Atrévete-te-te' (Calle 13) - Lançada em 2006 como single, sendo o segundo do álbum de estreia do grupo, Calle 13, foi considerado pela Rolling Stone, entre os 20 melhores reggaetons da história da música latina de todos os tempos. A música fala do medo de não perder tempo e se atrever a ser atrevido nas decisões da vida

 

2- 'Chulin Culin Chunfly' (Voltio Residente feat Voltio Residente) - O divertido videoclipe e a letra sem pé nem cabeça, também fazem parte da lista da Rolling Stone, que deu o pódio de 34º lugar na lista.

 

3- 'Bellacoso' (Residente Bad Bunny com Residente Bad Bunny) - Preparando para lançar o seu segundo álbum solo, René se junta com Bad Bunny nesse colorido clipe de reggaeton nas calles y las playas de Porto Rico em 2020

 

4- 'Sexo' (Residente , Dillon Francis y iLe) Sem dúvidas, o clipe e a música mais divertida de René, em um clipe que conta com mais diversidade do que a ONU! Afinal todos quieren sexo!

 

5- 'Flow HP' (Don Omar com Residente) Lançada há 3 anos, a canção com o rei do reggaeton, Don Omar, faz com que os dois retornem ao flow antigo do reggaeton antigo.

 

6- 'Sin Lú' (Residente com Rauw Alejandro) Presente no último álbum solo de René, a canção mostra muito flow , ritmo e sensualidade.

 

E aí, qual é o seu preferido?

Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.