Ads


Últimas Notícias

Os detalhes por trás do sucesso do álbum KG0516: O raio-x do voo de Karol G que começou há 15 anos!

Reprodução/Universal Music

Era 16 de maio de 2006 quando Carolina Giraldo Navarro se tornou oficialmente Karol G. A data representa o dia em que seus pais assinaram seu primeiro contrato artístico quando a colombiana tinha apenas 15 anos. Desde então, a cantora lançou diversos singles e três álbuns: “Unstoppable” (2017), “Ocean” (2019) e “KG0516”, lançado em 25 de março deste ano.

Sua última produção está no topo das paradas musicais desde seu primeiro dia até hoje. De acordo com a RIAA, em menos de dois meses, o álbum já atingiu 6x Multi-Platinum. Com colaborações de luxo dentro do gênero, Karol G idealizou a obra como se fossem escalas de um voo, cada uma das 16 canções deve levar quem escuta a lugares diferentes. O nome do álbum vem justamente do conceito de viagem aérea e os números colocados representam aquele 16 de maio, quando a colombiana levantou voo.

Com KG0516, a cantora elevou o nível de sua carreira a outro patamar. Diferente de Unstoppable em que ela aparece ainda um pouco mais tímida, usando mais metáforas e menos termos explícitos tão característicos do reggaeton e com beats mais tradicionais, e de Ocean em que há uma mistura romântica com bastante sensualidade e intensidade, o último álbum é uma dosagem perfeita. Entre amores e desamores, há amizades, amor próprio, solidão, diversão e lealdade.


Apesar do apreço e fanatismo que Karol G revela ter pelo reggaeton clássico, a colombiana mostra que seu processo criativo reúne um vasto repertório e existe espaço para que os artistas brinquem com a diversidade sonora dentro do próprio gênero. A colombiana contou com a genialidade de produção do beatmaker Ovy On The Drums e de outros colegas que frequentemente fazem parte de sua equipe, como J Quiles, Lenny Tavárez, Mora e seu ex-noivo Anuel AA.


Confira para onde cada escala te leva: 

Escala 1: Déjalos que miren

O álbum é aberto em um tom leve, quase que com toque de sonho. A primeira faixa é inicialmente uma composição do portorriquenho Lenny Tavárez que passou alguns anos na gaveta até que ele cantou para a Karol e ela acreditou que valia a pena concluir a canção para lançá-la.


Escala 2: El Makinon

Com a participação de Mariah Angeliq, a faixa já chega com o “pé na porta” e anuncia que o álbum irá surpreender a cada play. Com a mão de Mora na composição, a canção passa a sensação de old school.


Escala 3: 200 copas

É a única faixa que foi escrita totalmente pela Karol e foi gravada de uma vez só. Toda dedilhada, a ideia é como se alguém decidisse se apresentar espontaneamente em um restaurante para dedicar a canção a uma amiga em forma de conselho amoroso.


Escala 4: Contigo voy a muerte

Gravada com Camilo, traz um beat comum e lento. Leve e romântica. Como uma canção clássica de Camilo, é uma mistura de reggaeton, pop latino e sutis sonoridades da Colômbia.


Escala 5: DVD

Mais um solo, apesar do ritmo do reggaeton estar ali e sutilmente no grave, a pitada de R&B se sobressai.


Escala 6: El Barco

Para muitos, uma das faixas mais surpreendentes do álbum. É marcada por uma letra profunda sobre um desamor e até um certo abandono. Já sonoramente, se inicia como uma bossa nova e, então, surgem palmas flamencas. Ao fim, se torna uma bachata.


Escala 7: Location

Ao lado de J Balvin e Anuel AA, surge uma canção totalmente atípica. Se ao lançar Old Town Road, Lil Nas X surpreendeu por misturar o clássico country dos Estados Unidos com o trap, Karol G decide trazer o country junto ao reggaeton.


Escala 8: Gato malo

Para os fãs de pop dos anos 2000, essa é a faixa! Quando Nathy Peluso entra, rouba toda e qualquer cena. E a música se eleva a um pop nostálgico que poderia ser de Britney Spears ou Christina Aguilera tranquilamente. 


Escala 9: Odisea

Com Ozuna, veio um reggaeton lento, triste e pura “sofrência”. Em entrevista ao canal de Youtube MoluscoTV, a colombiana afirma que acredita que os versos que escreveu nessa canção seja um dos melhores já escritos na sua vida.


Escala 10: Bichota

Lançada como single e com sons da música árabe, Karol G mostra sensualidade e empoderamento. Para alguns fãs, a música se tornou o marco da carreira da cantora como uma passagem de “bebecita” para “bichota”. O termo que dá nome à música é, na verdade, um neologismo. Em Porto Rico, usa-se o “bichote”, no masculino, para se referir à pessoa que manda, ao “dono do pedaço”.


Escala 11: Sola es mejor

A dupla colombiana Yandar & Yostin é uma das pioneiras no reggaeton na Colômbia e um de seus singles mais conhecidos se chama “Solo es mejor”. Como homenagem ao gênero em sua terra natal, a cantora mais uma vez transforma algo do masculino para o feminino. Se antes o ritmo era dominado por homens, agora as mulheres estão criando e recriando seus próprios clássicos.


Escala 12: Arranca pal carajo

Com Brray e Juanka, a canção vem diretamente das ruas de Porto Rico. Explícita, ao estilo underground, com beat agressivo, e sem qualquer pudor nas palavras.


Escala 13: Ay Dios mío

Chega a ser desproporcional encerrar “Arranca pal carajo” e ouvir “Ay Dios mío”. Mais uma faixa que foi lançada como singles e mostrou leveza e o ar romântico característico do pop latino.


Escala 14: Beautiful Boy

Inicia-se com a jovem Emilee cantando a clássica canção de Sean Kingston. Apesar de classificada como R&B, quando Karol G entra, ela reforça a sonoridade do rap, que ganha uma escala ainda maior com a participação do rapper Ludacris.


Escala 15: Tusa

Nicki Minaj e Karol G reúnem violinos, glamour, reggaeton e rap na colaboração feminina mais reproduzida da história do Spotify. A canção foi lançada como single em novembro de 2019 e não saiu mais do topo. 


Escala 16: Leyendas

Em homenagem à história do reggaeton, a colombiana juntou lendas do gênero para cantar alguns clássicos juntos. A última faixa do álbum se inicia com Ivy Queen cantando “Quiero Bailar”, e então, acontece uma transição Wisin & Yandel entram com “Me pones en tension”, da dupla Zion & Lennox, seguido pelo refrão de “En la disco bailoteo”, de Wisin & Yandel, mas aqui cantada junto com Zion. A canção segue com “Yo no soy tu marido” de Nicky Jam e se encerra com Alberto Stylee em “Vengo acabando”.
Ouça o álbum completo no Spotity:

Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.