Ads


Últimas Notícias

Billboard Brasil: DERMEVAL NEVES (Arpe), O PALADINO DO REGGAETON NO BRASIL

Dermeval Neves / Via: Instagram

Quem acompanha nossa página com certeza já conhece nosso CEO e fundador, Dermeval Neves, ou, para os íntimos, Arpe. Mas o que pouca gente sabe é que, lá em 2017, antes da página da Billboard Brasil se extinguir e ficar só a versão americana e a latina, foi feita uma matéria sobre toda essa dedicação do Arpe ao reggaeton e à Reggaeton Brasil. Como a página hoje já não existe, decidimos postar na íntegra como foi essa homenagem a nosso paladino do Reggaeton (como a página se referiu ao Dermeval na chamada)

*O texto que se segue é uma reprodução na íntegra da matéria "Dermeval Neves, o paladino do reggaeton no Brasil", publicada em 03/08/2017 no site oficial da Billboard Brasil, escrita por Rebecca Silva.


DERMEVAL NEVES, O PALADINO DO REGGAETON NO BRASIL
Estudante dedica 90% do seu tempo para difundir o gênero no país há 12 anos

Assim como muitos outros brasileiros, a história do estudante Dermeval Neves com o reggaeton começou no escuro: ele ouvia o gênero, gostava do ritmo, mas não sabia do que se tratava. O amor foi ao primeiro play em “Gasolina”, hit de Daddy Yankee lançado em 2004 e que fez barulho em solo brasileiro. A paixão pela língua espanhola o fazia traduzir as músicas que escutava para o português e, ao travar em uma palavra, que não conseguia encontrar a tradução, Dermeval descobriu o nome de seu novo amor: “reggaeton”.

As batidas envolventes e contagiantes do reggaeton conquistaram ele de um jeito que passou a gravar CDs em casa com uma seleção de suas preferidas para mostrar para os colegas e divulgar o ritmo. “Eu batia de porta em porta para divulgar. Não entendia por que o brasileiro não gostava do reggaeton. Fazia vídeos, dava palestra em escolas”, relembra Dermeval.

Foi aí que começou a história do Reggaeton Brasil, página que atualmente conta com 15.600 curtidas no Facebook, onde Dermeval divulga as novidades do gênero e apresenta novas músicas para seus seguidores. “No início, quis fazer a página para ajudar o reggaeton brasileiro, porque aquele feito lá fora já tinha apoio. Algumas faixas bem conhecidas como 'Piriguete' têm pegada de reggaeton, por exemplo. Várias pessoas que cantam reggaeton no Brasil tinham as portas fechadas, mas agora existe mercado". E isso tudo teve início lá atrás, no finado Orkut.

Dermeval formou então uma rede de contatos com pessoas de todo o país que também se interessavam e se dedicavam ao reggaeton: produtores musicais, cantores que apostavam no gênero, DJs, professores de dança. Criou-se, então, um movimento que cresceu tanto que saiu das redes sociais para se tornar um site.

Após 12 anos dedicando 90% do seu tempo ao reggaeton, Dermeval afirma que é estranho ver o sucesso espontâneo de "Despacito". "Agora, a indústria musical deu espaço. Acredito que tinham receio de apresentar um material 'diferente', que o público não conhecia. A mistura foi o ingrediente que deu certo".
Para ele, a participação de artistas brasileiras como Anitta, Claudia Leitte e Wanessa Camargo foi fundamental na difusão do ritmo no país. A mistura, arriscada nas palavras dele, fez com que o público primeiro se apaixonasse pelas batidas – já que se tratam de artistas muito ativas e com bases de fãs muito grandes - para depois se interessarem e conhecerem os nomes tradicionais por trás do gênero.

Esse mix, porém, traz um gosto agridoce. "Todos os cantores acham porta no reggaeton, inclusive o Luis Fonsi. É bom de dançar, é envolvente, o consumo é rápido. Fico feliz e triste com o sucesso. Feliz porque o reggaeton está sendo reconhecido, mas triste porque ele só chegou ao grande público na boca de cantores de pop e funk. Ainda vai um levar tempo para que os verdadeiros artistas do gênero sejam reconhecidos", afirma com esperança.

Aproveitando o boom de "Despacito" e a atenção que a música trouxe para o reggaeton, Dermeval segue na sua luta diária de divulgar o gênero por aqui, principalmente os artistas locais que se aventuram pelo ritmo com raízes panamenhas e porto-riquenhas. "O reggaeton é um movimento independente da língua. Os brasileiros também são latinos", frisa.

Fonte: Billboard Brasil (Acervo)

 
Ouça o Arpe no Spotify!
O Arpe além de criar a Reggaeton Brasil, também é um artista brasileiro de reggaeton!

Quer saber mais sobre o trabalho artístico do Arpe? Siga as redes sociais e as plataformas de streams do artista:


Siga no Youtube e Spotify:

Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.