Ads


Últimas Notícias

Após 15 anos de carreira, produtor Tainy se lançará como cantor

"Capitaneando la nave: Tainy. El que a los 16 años ya anda en Mercedes, más nada te digo". Essa frase foi dita por Yandel, na canção "Permitame" (2008). O cantor se referia a Marcos Masis, um dos produtores mais importantes da história do Reggaeton.


Yandel disse isso porque estava lá: ele mesmo ia buscar o menino prodígio no colégio para levá-lo ao estúdio de Luny Tunes. Na época, Tainy colaborava com o histórico álbum "Más Flow 2". Imagine você, aos 16 anos, sendo buscado no colégio por um dos cantores mais tocados na época, tendo sua primeira produção usada na épica intro de um dos álbuns que mudaram a história do gênero. Esse conto de fadas rolou com o tímido Marcos.

Você se lembra dessa? Aqui começava a parceria entre Luny Tunes e Tainy.

Rapidamente, Tainy foi firmando seus pés entre os grandes. Um ano após sua estreia na música, lançou sua primeira coprodução com Luny Tunes: "Los Benjamins". O álbum reúne diversas relíquias do gênero como "Entrégate" de Wisin & Yandel, "Alócate" de Zion e o clássico indiscutível "Noche de Entierro".

Em meados de 2005, o Bachaton (uma mistura entre o Reggaeton e a Bachata) era muito popular no Caribe e na América Central. Uma das responsáveis por essa popularidade é "Noche de Entierro", que junto Wisin & Yandel, Daddy Yankee, Hector "El Father" e Tony Tun Tun. Tainy e Luny Tunes aparecem no vídeo.

É difícil resumir os 15 anos de carreira do produtor, mais ainda quando se tem uma história repleta de sucessos, com os mais diversos artistas. Com Hector "El Father", você pode conferir o álbum "Bad Boy" (2006). Com Don Omar, dê uma escutada em "Beautiful" (2006). Mas pode ter certeza que a conexão mais exitosa foi com a dupla Wisin & Yandel. Além da, já mencionada, "Permitame", Tainy também produziu "Abusadora", um marco na história do Reggaeton por ter sido indicada aos prêmios MTV VMA.


Quando a dupla se separou, Yandel confiou seus próximos discos como solista a Tainy. Até então, o produtor se limitava a ficar atrás das câmeras e ser mencionado apenas nos outros das canções. No entanto, Yandel decidiu contratá-lo para sua companhia, Y Entertainment, e lá a imagem do produtor foi desenvolvida, aparecendo no clipe de "Loba", do álbum "Dangerous" (2015).

Tainy aparece como DJ de Yandel neste vídeo.

Mais tarde, o contrato acabou e Tainy passou a criar seus próprios projetos. Entre os sucessos recentes, destacamos "Adicto" (2019), cantada por Ozuna e Anuel AA; "Fuego" (2019), com DJ Snake e cantada por Anitta e Sean Paul; e "I Cant't Get Enough" (2019), com benny blanco e cantada por J Balvin e Selena Gomez. Mas a favorita do produtor é "Callaíta" (2019), cantada por Bad Bunny.

Bad Bunny e Tainy é uma dupla perfeita. O cantor confiou no produtor para os beats de seu primeiro álbum de estúdio: "X 100 pre" (2018). Este está indicado como Melhor Álbum Urbano no Latin Grammy deste ano.

Quando se pensava que o produtor que transpassou eras dentro do gênero já havia feito de tudo, eis que em uma entrevista à emissora Telemundo, Tainy revelou que tentará a carreira como cantor. Outros produtores de Reggaeton já tentaram essa migração antes. Young Hollywood, antigo produtor de Cosculluela, não deu muito certo. Nelly "El Arma Secreta", amigo e ex-dupla de produção de Tainy, também teve sua passagem pelo vocal. Isso aconteceu no álbum "Música Para Adultos" (2009) de Lui-G 21+. A canção era "Yo Conocí Una Nena" não convenceu o público, mas é um ótimo som. Por outro lado, existem bons exemplos, como o panamenho Sech e o porto-riquenho Alexio "La Bruja", que começaram produzindo e escrevendo e hoje fazem sucesso cantando.


Mas e o "pequeno" Tainy? Vai ser citado com um bom ou mau exemplo de transição? Se depender do menino que, aos 16 anos, já se firmava entre os grandes do gênero, quebrar paradigmas não será um problema.

Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.