Ads


Últimas Notícias

5 gêneros que ficaram perfeitos misturados com o Reggaeton



Está cada vez mais difícil dizer o que é Reggaeton, uma vez que o gênero é fruto de várias misturas e com o tempo foi evoluindo, ficando cada vez mais diferente das primeiras canções dos anos 1990. Além disso, o gênero se mostrou solo fértil para qualquer tipo de combinação musical, com os mais diversos estilos. Para comprovar isso, fizemos essa lista que você acompanha só aqui. Qual mistura você gostou mais?  

Rock 

A primeira vez que algum reggaetoneiro tentou fazer essa improvável mistura foi em 2001. Wisin & Yandel junto ao produtor Dj Blass lançaram "La Rockera" para o álbum "De Nuevos A Viejos". A canção conta a história de um encontro no qual o personagem é um reggaetoneiro que sai com uma garota, mais tarde ele descobre que ela é roqueira e tenta se adaptar aos gostos da menina. Blass adicionou uma guitarra distorcida enquanto Wisin solta seu chanteo. 


Já em 2003, a dupla fez uma colaboração com as roqueiras venezuelanas Tisuby & Georgina. Nesse caso não foi apenas uma tentativa: eles fizeram um verdadeiro Rock ao estilo início dos anos 2000. "Una Llamada" foi um dos singles de maior projeção das sul-americanas e se trata de um casal que vive em pé de guerra. 


Em 2007 Yaga & Mackie conseguiram algo que muitos acreditavam ser impossível: fazer um Rock com Perreo Intenso. A canção "Chica Gotika" conta a história de uma menina viciada em Heavy Metal, mas que se amarra em um bom Perreo. Produzida por Nixon, o single estava no álbum "La Reunion". 


Bachata 

Nos anos 2005, 2006 e 2007 era muito comum encontrar os "Bachateos", uma mistura de Reggaeton com Bachata. Isso se popularizou graças à clássica "Mayor Que Yo", presente no álbum "Más Flow II" (2005) dos produtores Luny Tunes. A letra conta a história de um garoto apaixonado por uma mulher mais velha, e marcam presença, na versão do vídeo clipe, as torres Daddy Yankee e Wisin & Yandel, o grande Baby Ranks e o bachatero Tony Tun Tun. Já a versão do disco tem também Héctor "El Father". 


Para divulgar seu primeiro álbum solista, Baby Rasta lançou junto ao disco "Los Benjamins" a canção "De Ti Me Enamoré", outro clássico do Bachateo. Com toques de romanticismo e produção de Tainy e Luny Tunes, 2006 foi de êxitos para o parceiro de Gringo com o lançamento do álbum "La Última Risa". 


Em 2007 Marcy Place era o grupo de Bachata com maior ascensão, principalmente depois de assinar um contrato com a companhia de Don Omar, El Orphanato. Um dos maiores sucessos do grupo foi uma versão em Bachateo de "Vuelve" do cantor Jayko "El Prototipo" (na época da WY Records) e Yandel. Além disso, a canção foi um marco por trazer paz entre El Orphanato e WY Records, que não durou muito tempo, já que Jayko lançou uma Tiraera contra Don Omar e sua companhia no ano seguinte.  


Salsa 

Gilberto Santa Rosa, também conhecido como Gilbertito é um dos maiores Salseiros da história e, em 2006, ele atraiu também o público do Reggaeton junto a Don Omar. "Los Hombres Tienen La Culpa" tem uma letra clássica de Salsa e um ritmo muito dançante e refrescante. Na época a colaboração foi considerado um verdadeiro crossover, uma vez que juntava o "Rei do Reggaeton" com o "Cavaleiro da Salsa". 


No ano seguinte, Jowell & Randy foram convidados para participar do compilado de Dj Nelson, "Flow La Discoteka II". E, como de costume, a dupla não se limitou a simplesmente fazer um perreo como qualquer outro, eles inventaram um novo gênero: o Salsaton. Com um desempenho excepcional das melodias de Randy e um chanteo muito bem colocado de Jowell, "La Soledad" foi um marco na música urbana, sendo tocada até mesmo em clubes de Salsa. 


Mais recentemente, em 2016, Yandel se juntou ao Salseiro Victor Manuelle para fazer a versão em Salsa da canção "Imaginar", do álbum "Dangerous". Muitos consideram esta versão melhor que a primeira, ambas produzidas por Jumbo "El Que Produce Solo"Ear Candy nas vozes. 


Música Norteña 

Não foram muitas vezes que o Reggaeton se juntou à música tradicional mexicana. Mas uma dessas escassas oportunidades, Dálmata transformou em um clássico. "Pasarela" também fazia parte do visionário álbum de Dj Nelson, "Flow La Discoteka II" (2007). Essa canção até hoje mantém o antigo parceiro de Ñejo nas playlists dos latinos. 


Bolero / Balada Romântica 

Quando todos pensavam que Héctor "El Father" não tinha mais barreiras para superar, convidou Yomo e Victor Manuelle para fazer um dos clássicos do Bolero e também do Reggaeton: "No Há Sido Facil". Muitos se surpreenderam com a atuação de Yomo, quem provou que não era apenas um prodígio nos raps e chanteos. A letra extremamente sentimental conectou a muitos casais e a produção de Tainy e Nesty fez dançar a muitos outros desde 2006 até hoje. 


Em 2011, Farruko era a revelação da música urbana com seu primeiro álbum "El Talento Del Bloque". Este já contava com participações de Yaga & MackieVoltioArcangelCosculluela e o saudoso Jadiel "El Tsunami". E para sair totalmente do esperado, Farru convidou o lendário cantor de balada porto-riquenho José Feliciano para lançar a canção "Su Hija Me Gusta". Nesta, Farruko interpreta um rapaz apaixonado que vai contar isso ao pai de sua "crush", no caso, Feliciano. 


"Los Vaqueros: La Trilogia" (2015) de Wisin veio definitivamente para trazer clássicos fora do padrão. Um dos tracks mais memoráveis e sentimentais do disco é a colaboração com o porto-riquenho Pedro Capó e o argentino Axel. "Prisionero" foi produzida por Hyde "El Verdadero Químico" e composta por O'Neil, e encoraja o ouvinte a sair de suas relações monótonas e escolher a felicidade, por mais difícil que possa parecer.  

Bônus: 

Música Clássica 

Apesar de não ser bem Reggaeton, "Porque Soy Tempo" foi um marco na história do gênero. Gravando em uma prisão federal dos Estados Unidos, Tempo conseguiu juntar a música urbana à clássica com a Orquestra Sinfônica de Londres. Essa canção é o primeiro track do álbum "Free Tempo" (2009) e foi um desabafo do rapper: "Têm que suportar Tempo". 



Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.