Ads


Últimas Notícias

Críticas políticas, sociais e ao governo brasileiro. Venha entender tudo sobre "This is Not America" de Residente

Foto: Reprodução Youtube

 A nova música do Residente com a dupla Ibeyi intitulada de "This is Not America" é uma resposta direta a musica "This is America" do cantor Childish Gambino lançada em 2019 em que ele interpreta os problemas do USA, na época Residente chegou a dar uma entrevista dizendo que "se eu fizesse um "This is America" seria muito mais abrangente e forte", e foi exatamente isso que ele fez.

O nome América é usado pelos americanos para designar somente o país Estados Unidos da América (EUA), o que sugere que o restante do continente americano seja tão somente Latino América como uma "subclasse" do continente, e vemos uma critica bem forte a isso na letra da musica do Residente quando ele diz "América no es solo USA, papá. Esto es desde Tierra del Fuego hasta Canadá".

Ao analisar a letra percebemos muitas referencias a historia de luta e problemas dos povos latinos (a historia de luta e problemas do continente americano) como o uso do machado para cortar cana, Túpac Amaru II (maior rebelião anticolonial da América), a era pré-colombiana antes da chegada nos europeus na América, os "falsos positivos" da Colombia (massacre de 247 civis pelos militares colombianos), os governos corruptos, ditadura, trafico de drogas, os imigrantes ilegais no EUA, os 5 presidentes eleitos em apenas 11 dias na Argentina. Mas, além disso, a arte em vídeo dessa musica trás muitas outras referencias de nossa historia e luta, pode-se dizer que trás muito mais que apenas o que se escuta na letra, como se fosse uma historia a parte que trás muito mais sentindo a esse grito de somos América quando Residente e Ibeyi falam "aqui estamos, siempre estamos. No nos fuimos, no nos vamos" do refrão:


1-  This is not America flag

A primeira imagem do vídeo é uma referencia ao artista chileno Alfredo Jaares que em 1987 exibiu em plena Times Square uma arte de poucos pixels mostrando que a bandeira e o pais EUA não eram a América, e sim o continente todo era a América.

 


2- Os tiros dados por uma mulher

A mulher representada é Lolita Lebrón, uma grande figura defensora da independência porto-riquenha, que em 1954 em nome da independência de Porto Rico estando dentro da câmara estadunidense abriu disparos ao teto e gritou "Viva Porto Rico libre!" em defesa sua defesa também declarou "eu não vim para matar ninguém, eu vim para morrer por Porto Rico",

.

3- Policiais colombianos

Os uniformes usados pelos militares no vídeo tão alusão aos policiais colombianos que tiveram participações ativas nas manifestações colombianas do ano passado.

4- Tupac Amaru II

A cena representando a morte de Tupac Amaru II.

Divulgação via YouTube
 

5- Problemas de moradia

A cena em que mostra uma mulher amamentando um bebê através de uma grade representa uma cena real gravada na Argentina durante uma tomada de habitações publicas em construção no bairro Villa Delfina.

6-  Exército Zapatista de Libertação Nacional

Representado no vídeo pelas mulheres usando balaclava e segurando pedaços de cana, o movimento indígena original do México luta por uma sociedade mais justa e uma revolução socialista. 

7- Cartel mexicano e gangues

Em diversos momentos aparecem homens sem camisas cheios de tatuagens, os carteis mexicanos e algumas gangues pela América Latina usam símbolos tatuados em suas peles para distinguir de qual grupo cada pessoa pertence.

8- Baile de los Machetes

Dança típica mexicana, é conhecida como um cortejo dos homens para as mulheres, já que é uma dança onde se usa um símbolo de força, o machado. 

9- Indígenas

Por diversas vezes vemos crianças indígenas representadas no vídeo, mas de um modo como se estivesse em segundo plano ao que esta acontecendo no meio de tantos conflitos, mas a critica social que elas trazem é totalmente relevante, sempre cercadas por produtos das empresas americanas que, por coincidência ou não, usam em seus logos as cores vivas das vestes dos indígenas. 

10- Critica ao governo Bolsonaro

Em uma cena aparece um senhor vestido de terno e gravata em uma mesa presidencial comendo carne e limpando sua boca na bandeira do Brasil. Se é sabido que no Brasil o preço da carne aumento de forma inesperada durante o atual governo, levando algumas pessoas a terem que substituir o alimento por ovo ou até por ossos bovinos. A critica se torna mais forte quando lembramos que em um dos discursos do ex-presidente Lula após sair da prisão ele foi taxativo ao dizer que o brasileiro voltaria a comer carne.

11- Morte de Victor Jara

Durante um momento de silencio da musica, no vídeo, aparece um artista com um violão sendo morto com um tiro por um policial, a representação trata-se da morte do escritor e cantor Victor Jara, sua morte aconteceu após uma sessão de tortura no Estadio Nacional em Santiago - Chile, e nos primeiros dias de ditador de Augusto Pinochet.


Bônus: Todos os países que Residente faz apontamentos na letra e no vídeo são países de governos da direita.

Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.