Ads


Últimas Notícias

A influência do Reggaeton no Tecnobrega (NewMelody)

O que o tecnobrega pode ter em comum com o Reggaeton além de DJs e vocais?



Reggaeton é um gênero muito sedutor e atrai diversos outros estilos, e hoje iremos falar um pouco sobre o tecnobrega, ou melhor, a sua nova formação NewMelody, que volta e meia absorve elementos do Reggaeton para dentro do seu estilo. Primeiramente, devemos ressaltar que a criação do tecnobrega (estilo criado no Pará no inicio de 2000) embora ainda pouco discutida já tenha em sua criação uma forte influência do reggaeton, gênero musical do Panamá, difundido em Porto Rico em 1990, o tecnobrega pega fortemente as carateristas dos vocais e efeitos eletrônicos do reggaeton e as utiliza em suas canções de tecnobrega, além de similar os mesmos compassos. Tendo como base a própria música 'brega', o tecnobrega nada mais é do que uma canção brega com elementos eletrônicos,e é exatamente nessa parte 'eletrônica' que entra o reggaeton, claro que essa é a ideia base, afinal, no tecnobrega existem outros estilos que se moldaram até formar o que conhecemos hoje.

Depois da popularização do tecnobrega, o mesmo foi chamado de TecnoMelody, já que a palavra 'Brega' soava em outras regiões como algo pejorativo, extravagante,  bizarro, e então tempos depois, após receber influências de outros estilos como R&B, Pop Rock, Pop Dance, Funk, Ragga e o reggaeton,  surgia então uma nova forma de produzir as canções e o TecnoMelody passou a ser conhecido como NewMelody, uma nova forma de se fazer TecnoMelody. Claro o Belém do Pará, é um lugar muito rico culturalmente,e além do próprio Tecnobrega tem outros estilos como o Brega Pop, que tem como influência ritmos do Pará como o carimbó, guitarrada, siriá e marujada, incorporando sintetizadores e tendo como principal influência outro estilo musical que é o Brega Calypson, bastante conhecido no Pará. Lembrando que o estilo Calypson, já tem uma forte influência do merengue dentre outros estilos caribenhos.


Mas nosso foco aqui não é explicar a história dos estilos paranaenses e sim mostrar a influência que o reggaeton tem sobre o NewMelody, que embora tenha quem a negue é nítida.

Tudo bem, são estilos completamente diferentes, disso não há dúvidas, mas é importante frisarmos que estamos falando de influência e não que um gerou o outro. Na música é assim, a mistura de outros estilos com outras influências se transforma em algo totalmente diferente, algo parecido com a história de quase todos os ritmos e gêneros mais novos, como o Axé, Sertanejo, Kuduro, Reggaeton, Pop Dance, Hip-Hop... dentre outros.

Com certeza você ainda se lembra da banda baiana Djavú, que explodiu em 2009. Em uma de suas canções chamada de 'O que pensa que eu sou' mais especificadamente nos exatos 1:20 de sua faixa essa influência do reggaeton fica nítida. Se você nem se lembra nem o que é Djavú, fica um link ai para os curiosos reavivarem a memória [Vídeo~ Observe os exatos 4:55]. Tá, ali não é um reggaeton, por mais que pareça, mas aquela batida não está ali por um simples acaso, e se serve de consolo, a Banda Djavú não foi a única a utilizar aquele tipo de compasso em suas batidinhas eletrônicas. Em 2012 uma outra banda que deu uma cara nova ao TecnoBrega entrou em cena, um grupo com roupagem mais jovem chamado Banda Uó invadiu as pistas das baladas eletrônicas com letras bem ousadas e divertidas. A banda formada pelo trio goiano Davi, Mel e Mateus é um estouro não só no Pará, mas em todo o Brasil e seu estilo novo e diferente chama a atenção dos jovens. Seu novo Cd 'Motel' une tecnobrega a axé, reggaeton, electrohouse, forró e funk, entre outros ritmos. "Passam de 13 batidas diferentes em um só disco", explica Davi para a Folhapress. Mas isso já era de se esperar, quem acompanhou as duas primeiras músicas do grupo, conseguiu perceber uma influência forte de muitos estilos inclusive o ragga, dancehall, pop e o Reggaeton. As primeira canção foi Não quero saber (Primeira formação com Flora Maria) e depois Shake de Amor [1:20] (Formação atual com a Candy Mel). A influência de ritmos Latinos são tão presentes na banda Uó que a banda decidiu gravar um Reggaeton a parte, para fazer parte do seu novo Cd Motel, o nome da canção é "I LOVE CAFUÇÚ" e é umas das canções mais ouvidas do Cd, perdendo apenas para a faixa "Faz UÓ", a banda se considera uma banda pop com influências do tecnobrega do Pará. O tecnobrega ganhou maior espaço na mídia nacional depois de uma música da Gaby Amarantos  (A rainha do eletrobrega) virar trilha sonora da novela "Cheia de Charme" que destacou o estilo musical não só nas trilhas mais no seu enredo.

Integrantes da Banda Uó

Ouça e baixe a faixa de reggaeton da Banda Uó - I love Cafuçú. [CLICANDO AQUI]

Mas o que o tecnobrega pode ter em comum com o Reggaeton além de DJs e vocais?
Ambos vieram da periferia e alcançaram a classe A, rompendo barreiras e preconceitos. Ambos os estilos são encarados como estilos ousados e criativos, e são tocadas em sua grande maioria em casas noturnas. Tanto o tecnobrega como o Reggaeton tem na sua formação atual elementos eletrônicos e ambos são a caracterizados formalmente com uma batida que identifica de primeira instância o estilo. Os dois estilos são considerados como estilo de livre expressão e são bem flexíveis com seus temas, e seus vocais muitas vezes são alterados eletronicamente para dar efeitos mais futuristas e suas danças abusam de vários movimentos sincronizados com a batida. 

Esses sãoa penas algumas semelhanças.Com tudo, tanto tecnobrega quanto o Reggaeton são estilos bem diferentes um do outro, mas é importante salientarmos que ambos estilos tem uma grande jornada na música e deve todo o nosso respeito, por conseguir seduzir tantas pessoas de diferentes gostos, e de poder ter tanta flexibilidade sem perder as suas raízes ou essências e ao mesmo tempo encantar o mundo com sua criatividade e swing.

"Uma hora ou outra os estilos sempre se encontram, como se fossem danças individuais formando uma única coreografia" - Arpe

Nenhum comentário

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.