Ads


Últimas Notícias

Reggaeton e seus termos hispânicos


Uma grande dificuldade do gênero se enquadrar na cultura brasileira é que de fato ela nunca conseguiu ser até então totalmente brasileira.
O que quero dizer é que mesmo que o mundo todo cante Reggaeton ainda existirá a essência Latina de Porto Rico difundida nas canções, independente da língua, ou geografia.
O Reggaeton tem uma cultura musical tão forte que até para ela fazer sucesso nos Estados Unidos, por exemplo, com versões e temas em inglês era quase obrigado usar termos hispânicos para dar um ar de "Caliente" ou para mostrar a cara "LATINA" do gênero. Sobre isso foi criada até uma superstição de que reggaeton só era cantado em Inglispan ou Spaninglis como preferia os espanhóis.

O espanhol é sem dúvida um idioma visto como "sensual" assim como o reggaeton, que muitas vezes é confudido até como um estilo apelativo, por conter tanta sensualidade tanto nas letras quanto na dança.

No Brasil a coisa não foi diferente, mesmo as canções cantadas em Português (Brasil), elas vinham carregadas de termos hispânicos dos quais muitos que não são do gênero não entendiam (Logo mais abaixo daremos alguns exemplos desses termos).

Mas venhamos a concordar que os termos hispânicos davam um certo tempero para as músicas cantadas fora da sua região de origem, elas poderiam ser cantadas em grego, mas sempre se ouvia uma palavra ou outra hispânica, afinal o Reggaeton é proveniente de países que falam espanhol..

Veja agora alguns desses termos, começaremos pelo mais polêmico e seguiremos na ordem dos mais usados:


PERREO = É um estilo de dança muito conhecido nos países hispânicos, é altamente sensual e não pertence exatamente ao reggaeton, mas muitos usam por se enquadrar nas batidas do estilo. Dança polêmica e apelativa, é o êxtase sensual e provocativo, sua dança é baseada em posições sexuais e em movimentos eróticos. Esse nome "Perreo" (Cãozinho ou Chacorrada, no popular) se deu origem ao imitar movimentos dos cães (Cachorro = Perro) acoplados sobre as fêmeas. Conhecido também como grinding , booty dancing e sinônimos como bumping , houseing o grinding, a daça se tornou conhecida pelo mundo inteiro e chamada por alguns de Perreo = "Sexo com roupa". Embora não pertença ao reggaeton se tornou a dança mais popular dentro do estilo.


DALE DURO =  É uma expressão muito usada que significa "invista firme" aqui no Brasil usamos um termo parecido "Vá com tudo".

DAME REGGAETON = A expressão é uma das mais usadas assim como o "DALE REGGAETON" que significa claramente que está pedindo que toque REGGAETON, é como se a pessoa pedisse ao mesmo tempo que comemorasse brindando, ou melhor, cantando e dançando: "VIVA AO REGGAETON".

FLOW = Flow significa "ritmo e harmonia" dentro de uma canção. Com um tempo ganhou outros sinônimos como "alma da música". Quando se refere a alguém que tem flow, você está dizendo que ele tem ritmo e harmonia. Flow também virou uma espécia e saudação: "Muito flow pra você!" comparando a nossa cultura é como se dissessem na Bahia "Muito Axé pra você", embora Axé seja um ritmo baiano, é uma palavra que significa  força vital, energia, alegria e paz, a mesma coisa acontece com a palavra flow, lhe deseja uma harmonia, paz, um bom ritmo espiritual, algo assim.

DEMBOW = É nome dado ao acompanhamento instrumental do Reggaeton, ou seja, a batida do Reggaeton. Quando falamos de DEMBOW logo vem a palavra Reggaeton na cabeça, assim como quando falamos de sanfona lembramos do forró pé-de-serra. Embora muitos Reggaetons não venham mais acompanhados do Dembow, ele foi o responsável pela febre e caracterização de formação do estilo. Muitos sons atuais de reggaeton usam várias formas de representar o dembow, muitos o modifica ou substitui. Nem todo reggaeton vem com esse tipo de levada, mas todo dembow é um reggaeton. Existem muitos estilos que se influenciaram com a batida dembow e difundiram-o em outros estilos, no Brasil vemos alguma dessas influências no Forró, Sertanejo Universitário, NewMelody, Pisadinha entre outros, que fazem um seguimento parecido ou inspirado na métrica do Dembow.

TIRAERA = É como se fosse uma guerra verbal, é um confronto musical onde vence quem elabora melhor as rimas atacando o adversário, muito estilos que tem influência do RAP adquiriram essa guerra verbal, entre eles o Reggaeton, Ragga, Dancehall e Hip-Hop. Essa prática se tornou tão comum que existem até campeonatos de Tiraera, e ganha é claro, quem "TIRAR" mais onda com a cara do adversário. Logo dizemos que TIAERA é toda e qualquer música urbana feita pra atacar alguém musicalmente. Muitos cantores famosos praticam esse estilo de cantar como EMINEM, 50 cent, Daddy Yankee, Don Omar, entre outros e no Brasil não poderia ser diferente, no reggaeton temos tiraera do Kartel, do Faraó do Ptu Urzua entre outros cantores. A grande maioria das tiraeras são saudáveis apesar da difamação explicita ao adversário, é um desafio musical e deve ser encarado na esportiva. Muitos reggaetoneiros usam expressões como "ESTOY TIRANDOTE" (Estou tirando onda com você) pra deixar claro aos desavisados ou até mesmo o "TRAAA!" imitando o som de uma metralhadora pra dizer que está aniquilando o adversário com balas cheia de palavras fortes, um tiro certeiro.

FUEGO = Se refere a temperatura, fogo.

CABRON = Pode ser muita coisa, normalmente no reggaeton, cabron é um jeito ofensivo de chamar os companheiros, e não pode ser usado de qualquer forma e principalmente se você não tem intimidade com a pessoa. Ele pode significar "irritado" ou "corno" ou até mesmo "muleque" ou "amigo", tenha muito cuidado, isso depende muito do contexto. Veja uma matéria completa sobre o significado da palavra Cabron.

MAMACITA = Significa Mãe, ela e todos os seus diminuitivos (MA, MAMA) mas é claro que não deixa de ter um tom pervertido em alguns casos, é como se ao se referir a mãe, falasse de experiência, uma mãe na cama, uma rainha, é como se ao dizer MAMACITA estivesse falando a frase "minha mamãezinha " mordendo os lábios.

CANTANTE = É a mesma coisa de CANTOR.

VACILON = Dentre os significados ele virou uma classe de música dentro do reggaeton, assim como o PERREO, é pra bailar sem ter vergonha e medo de ser feliz, o Vacilon é uma classe de música  dentro do reggaeton feita para curtição, sem intenção direta a sexualidade ou ao lado romântico meloso, ele fica entre esses dois grupos. Muitas de suas letras falam sobre festas, curtição, bebedeira, ou coisas inesperadas e espontâneas.

ROMANTIQUEO = É outra classe de reggaeton, porem essa fala apenas de sentimentos, letras que vão do amor ao ódio. Normalmente é a classe que tem mais melodia e suavização nos vocais, muitas canções chegando perto até do Zouk (Outro estilo musical). No Brasil chamamos essa classe apenas de "Reggaeton Romântico" evitando assim nomenclaturas errôneas abrasileiradas como: ROMANTIQUEIRO.

Atualmente muitos cantores de reggaeton tentam evitar muitos termos hispânicos para facilitar a compreensão do público brasileiro que não está dentro da cultura musical reggaetoneira. Até por que o Brasil ainda tem muita resistência em absorver a cultura hispânica.

*Vale lembrar que o termo "Hispânico" citado nessa matéria, não faz referência exclusiva a Espanha, mas sim todos os países que tem como idioma oficial o espanhol.

Achou interessante? Quer saber porque esses termos permaneceram rígidos e firmes dentro do reggaeton?



Nunca foi criado um estilo tão forte em toda a América Latina, o Reggaeton que era um estilo totalmente underground passou de clandestino para um estilo musical que fazia parte da cultura Porto-riquenha. O sucesso foi tão grande que o estilo passou a ser orgulho do país e começou a movimentar o turismo e a economia do país. Muitos cantores faziam sucesso com o novo ritmo e assim como aqui no brasil temos a velha ideia de quando jovens termos o desejo de formar uma banda de rock, em Porto Rico o desejo era formarem grupos de reggaeton, e muitos deles formaram e o estilo cresceu ainda mais. Quando o estilo explodiu no mundo, principalmente nos Estados Unidos, as pessoas não conhecia a sua história ou origem, confundia o reggaeton com uma série de estilos urbanos, e começaram a chamar o Reggaeton de Hip-Hip Latino. Muitos levantavam a bandeira do estilo defendendo a América Latina, "Esse estilo que está encantando a todos, é Latino" exemplos disso temos a canção "REGGAETON LATINO" do cantor Don Omar. O reggaeton em 2003 já era sucesso total alcançando vários prêmios na Billboard Latina, em 2005 já desbancava grandes cantores da música pop dos estados unidos e ganhava todos os prêmios que concorriam. Os Latinos nunca quiseram abandonar o idioma para fazer sucesso nos estados unidos, preferiam cantar em Spanglish, mas nunca abandonariam suas origens. Essa moda pegou! Logo cantores como Jennifer Lopes, Snoop Dog, Fierge entre outros cantores americanos estavam concorrendo a prêmios de Reggaeton cantados nos dois idiomas em uma mesma canção.
No Brasil o reggaeton entrou fortemente nas discotecas, mas só começou a ser reconhecido como reggaeton depois da canção "Gasolina" de Daddy Yankee. Mas não venhamos a nos prolongar nessa explicação, deixemos para outra postagem, vamos agora ver alguns exemplos de termos hispânicos que mesmo no Brasil ainda nos deparamos nas canções de Reggaeton.


Quer ajudar a enriquecer  essa matéria? Envie um e-mail para contato@reggaetonbrasileiro.com se tem algo a complementar, novos termos ou novos sentidos.

3 comentários:

  1. Esse post sem dúvidas é de grande utilidade pro site. Afinal, com o crescimento do reggaeton no Brasil, muita gente vai em busca de informações e acaba sem entender algumas coisas justamente por conta dos termos usados.
    Tudo muito bem explicado, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. os termos hispanicos são hoje em dia uma das caras do reggaeton isso começou justamente mesmo quando começaram a cantar em "SpanGlish" então hoje em dia a dificuldade que o reggaeton brasileiro ainda sofre pra se espalhar no brasil é justamente por muitas vezes musicas de lingua inglês serem a unica diferente a fazer sucesso no Brasil, por isso existe uma certa resistência, esse post é bem esclarecedor, gostei muito...

    ResponderExcluir
  3. ótimo post, muito bem explicado

    ResponderExcluir

Bem-Vindo ao site OFICIAL DO Reggaeton Brasileiro, deixe seu comentário e sua opinião, compartilhe com seus amigos e fique sempre ligado nas novidades. Obrigado por ler mais uma postagem de nosso site!


ATENÇÃO - REGRAS DE COMENTÁRIOS

Não escreva nada agressivo, racista, ou pejorativo, tais comentários serão apagados.

Evite comentários ANÔNIMOS, se identifique ao menos com um nome. Pra isso basta escolher Comentar como: Nome/URL Se possível deixe em URL seu link para contato.